quinta-feira, 20 de outubro de 2011

54º JOTA/ 15º JOTI

Nos dias 14-16 Outubro decorreu o 54º JOTA/JOTI, vivido pelo nosso agrupamento na nossa estação, a CR5SAC!

A grande novidade, em relação a edições anteriores, foi a participação conjunta com o grupo 208 S.A.C., da AEP, em todas as actividades durante estes dias, que tiveram lugar na Escola Básica Maria Veleda.

A actividade começou na Sexta-feira para Pioneiros, Caminheiros e Chefes, com a montagem da estação, seguida de um raid de reflexão. Foi um convite para uma introspecção, tanto pessoal, como em Tribo. Serviu para pensarmos sobre o que significa o escutismo para nós, a importância da religião no escutismo, e até mesmo sobre as nossas próprias características, ambições e objectivos. Durante a caminhada, foram-nos propostas várias tarefas e jogos, de modo a reforçar a mensagem dada com as propostas de reflexão.


Tribo D.Sebastião


Tribo D.Dinis

Claro está, que nem só de momentos mais sérios é feito um raid, muito pelo contrário! Reinou também a boa disposição, como sempre, e por vezes até o pânico. E, como num raid alguém se tem SEMPRE de perder, a Tribo D.Dinis manteve a tradição! É verdade que, em vez de irmos parar a Frielas, fomos parar à Casa do Gaiato (ali mesmo ao lado!), mas pelo menos não tivemos de enfrentar os cães vadios!

Perto das 4h, cansados mas realizados, finalmente tivemos direito ao descanso!

Sábado, dia 15



Após as secções já no local terem tomado o pequeno-almoço, e depois de chegados os lobitos e exploradores, deu-se início às actividades do dia. A cada bando/patrulha/equipa/tribo foi dado um cartão com a indicação dos TEMPOS durante o dia. Ou seja, quais os ateliers em que deveríamos estar e a que horas. Apesar de não terem sido criadas equipas verticais, houve sempre confraternização e inter-ajuda entre as secções nos vários momentos. Houve tempo para tudo:

JOTI

Comunicámos, via internet, com escuteiros do nosso país e não só. A grande novidade em relação a outros anos foi que, para além dos chats criados para a ocasião, utilizámos a webcam, ficando a conhecer as verdadeiras feições de algumas pessoas com quem estabelecemos ligação.






Uma das grandes pérolas da actividade!

Aventura

Atelier organizado pelo grupo de escoteiros, onde alguns tiveram a oportunidade de experimentar pela primeira vez, outros de recordar velhas aventuras, nas pontes paralelas, himalaias e no slide. Daqui resultaram vários momentos engraçados, tais como quedas, semi-quedas e rabos a rastejar no chão! Este foi dos ateliers mais cobiçados, pois há muito tempo que não praticavamos estas actividades.







Fogo de Conselho

Aqui, aprendemos e aprofundámos alguns aspectos sobre o fogo de conselho: a sua importância, diferentes momentos e dinamizações. Os elementos que assistiam ao atelier foram dividos em grupos, cada um com a tarefa de preparar uma destas três coisas: grito, peça cómica e momento de reflexão. Os "intervalos" entre os vários elementos foram dinamizados pelos responsáveis do atelier. No final, cada grupo escrevia algum jogo ou grito que pudesse ser usado em fogos de conselho, de modo a criarmos um livro (um "dossier de ideias") para o agrupamento.

Animação da Fé

Foi, na opinião de todos, o melhor dos ateliers de animação de fé que já tivemos até hoje. O facto de ter sido um escuteiro (a saber, Tiago Casaleiro) a dá-lo poderá ter ajudado, pois apresentou-nos vária informação de uma maneira muito chamativa. Falámos sobre os vários momentos da eucaristia, sobre as atitudes e comportamentos a ter em cada um deles, sobre os diversos objectos presentes, os seus nomes e os seus significados, etc.



Pioneirismo

Serviu para aplicar os nossos conhecimentos de nós e ligações, de modo a construir um ambão e um altar para a eucaristia, a realizar no dia seguinte.



JOTA

Apesar de esta ter sido a 3ª edição mais recente do JOTA/JOTI em S.A.C., este foi, sem dúvida alguma, o que melhor cumpriu o objectivo de comunicar via rádio com outros escuteiros. O João Cardoso, animador do agrupamento de S. João da Talha, explicou-nos alguns conceitos básicos sobre radioamadorismo, e de seguida deixou-nos à vontade para "meter a mão na massa": comunicámos, principalmente, com lobitos, mas também tivemos oportunidade de falar com alguns caminheiros do núcleo do Oeste, que estavam reunidos em Santa Cruz, que connosco partilharam alguns momentos vividos em Kandersteg, local onde eles estiveram este ano e onde nós pretendemos ir no próximo.



Terminados os ateliers, houve tempo para a III e a IV secção se reunirem, primeiro para o convívio (com muita música, como vem sendo costume), e depois para discutir alguns tópicos em relação ao projecto de Kandersteg.



Seguiu-se o jantar convívio, com pais e escuteiros, e logo depois a já habitual festa, onde são apresentados os vídeos com o trabalho desenvolvido nas secções, relativos ao último ano escutista, e os Globos de Sizal, onde se premeiam, dentro de cada secção, o melhor escuteiro, mais divertido e o escuteiro revelação. De um modo geral, também é premiada a melhor equipa de animação.



Domingo, dia 16



Esta manhã foi TEMPO DE RECORDAR, que é como quem diz, fazer jogos tradicionais: jogo da raposa, futebol humano, e uma versão alterada da macaca, em que os jogadores tinham de ter um elemento às costas.

Jogo da Raposa

Futebol Humano






Jogo da Macaca

Seguiu-se a eucaristia, a desmontagem da estação e o regresso a casa, por volta da hora de almoço.

A avaliação do Clã, mais uma vez, foi BASTANTE positiva. Concordámos que foi o melhor local onde já fizemos esta actividade, que foi a que melhor cumpriu o seu objectivo (o de comunicar com outros escuteiros...a dada altura, o Clã já estava viciado no rádio e não queria sair de lá!).

Para o próximo ano, há mais! E as expectativas estão mais altas do que nunca!


As melhores frases...

- Hi, how are you? Portugal! (Luísa)

- Numa sala de partos, a mulher faz AHHH, a enfermeira diz "força, força", e a ovelha faz MÉÉÉÉÉ! Quando o marido entra na sala a enfermeira diz "JÁ TÁ CHEIO!!!" (Rita Alves)

Rita Marques
Tribo D.Dinis

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Obras no Albergue

Uma semana depois do início do ano escutista, o Clã começou logo a trabalhar....
Projectadas há uma série de tempo, foram finalmente realizadas as obras de remodelação do Albergue. Depois de se ter rebocado as paredes laterais, eis que se deu cor ao nosso espaço!!!
O trabalho começou cedo: às 9h30 já havia gente pronta a trabalhar. Depois de se alisar mais um pouco as paredes rebocadas, começou-se então a pintar paredes: as laterais de branco e a do fundo de vermelho, a cor da secção. Aproveitou-se também para pintar a parede do fundo do nosso espaço de material (a arrumação deste ficou para outras núpcias!!!). E de manhã ainda se deu a chamda "segunda-de-mão".
A malta a trablhar no Albergue....
No nosso cantinho do material...
Após o almoço, segui-se uma actividade de agrupamento, denominada ACTICARGOS, que consistiu numa série de ateliers onde cada pessoa aprendeu a importância do seu cargo, assim como a desempenhá-lo da melhor maneira quer no seu Bando/Patrulha/Equipa/Tribo, quer na sua secção. Esta actividade permitiu também conhecer alguns elementos novos do agrupamento.
Posto isto, voltou-se par ao Albergue par ase dar mais algumas "segundas-de-mão" que não tinham sido dadas de manhã. Mas ainda deu tempo para fazer "arte rupestre" nas nossas renovadas pardes!!!! Na vermelha, desenhou-se os 6 símbolos da IV: o Evangelho, a Fogueira, a Tenda, a Mochila, o Pão e a Vara Bifurcada.
No lado comum do Albergue escreveu-se a identificação do Clã e no espaço reservado para as tribos, representou-se as respectivas iniciais: DD de D. Dinis e DS de D. Sebastião.
Em jeito de avaliação, a actividade correr muito bem, servindo para integrar os noviços, assim como fortalecer amizades e o espírito deste novo Clã, deixando o nosso Albergue um pouco melhor do que o encontrámos...
Que seja a primeira de muitas aventuras deste ano!!!!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Abertura do Ano Escutista

Em dia de abertura oficial do Ano Escutista (1 Outubro), a agitação e as actividades foram muitas!
Todo o Agrupamento se dirigiu para a Quinta do Conventinho para fazer a abertura do ano, as passagens de secção e as actividades de cada Unidade.
No Clã, tivemos três grandes reforços, João, Rita e Rui!

Fizemos um jogo de acolhimento aos noviços em que seria testada a confiança que depositam em nós. Fizemo-lo através do jogo do pêndulo! Eles confiaram em nós! Nós é que por vezes nos vimos em papos de aranha para os segurar! Mas, ninguém caiu! Significa portanto que confiaram e bem no Clã que os acolhia e que não os deixou ficar mal, na medida em que ninguém caiu ao chão!
Depois, num momento de secção, o acolhimento continuou com um jogo onde era apresentada a simbologia da IV, cruzada com o tema do Agrupamento e da actividade – Tempo para Unificar / Tempo para crescer.
Aí, fizemos um relógio de sol... estranho que só dava minimamente certo se o orientássemos a sul! Enfim, valeu pela ideia e ficou muito giro!


As equipas tiveram ainda tempo para reunir e começar a preparar já algumas ideias daquilo que pretendem empreender este ano.
Temos que começar a bombar e desde já!
Este há-de ser um grande ano para o, já mais crescido, Clã 31.


Pelo menos, faremos por isso!


BOA CAÇA CAMINHEIROS!!